Os trabalhadores brasileiros estão se demitindo em maior número do que antes, seguindo uma tendência que já ocorreu em outros países. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pela LCA Consultores, houve 6.325.113 pedidos de demissão de trabalhadores com contratos de trabalho assinados entre junho de 2021 e junho de 2022 – mais do que os 6.175.088 acumulados até maio.
Os especialistas aconselham que se você está pensando em demitir-se de um emprego, você deve considerar cuidadosamente as implicações financeiras e profissionais, pois pode acabar lamentando sua decisão.
Nos Estados Unidos, um fenômeno conhecido como “a Grande Demissão” viu cerca de 20 milhões de pessoas deixarem seus empregos nos primeiros cinco meses de 2020. Agora 25% desses trabalhadores estão pensando em voltar ao trabalho.
Segundo Wilma Dal Col, diretora da ManpowerGroup, uma empresa de soluções em recursos humanos, o primeiro passo para evitar o arrependimento é definir se a decisão de desligar-se da empresa considera todos os fatos ou se é um ato impulsivo. “A pergunta que você deve se fazer é: ‘não vejo nenhuma possibilidade considerando os próximos 2 anos ou é uma decisão tomada com base na insatisfação com o momento?”, diz ela. “Após esta reflexão e ponderação, qualquer outra ação será mais clara, mais consciente e planejada”, diz ela.
Se você decidiu deixar seu emprego, então comece a fazer alguns bons planos. Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira) e da DSOP Educação Financeira, diz que é importante saber o tamanho da reserva financeira – assim como quanto tempo ela é capaz de manter seu padrão de vida – sem um salário. “O trabalhador precisa considerar os benefícios que ele tem em sua empresa, tais como seguro saúde, seguro de vida, plano de pensão, etc.”.
Ao planejar a independência financeira, você tem que olhar para todas as suas despesas, incluindo dívidas de cartão de crédito, taxas escolares e assinaturas mensais recorrentes, como TV a cabo e internet. É importante saber quanto tempo levará para pagar suas dívidas se você precisar voltar ao trabalho.
Empreendedorismo
Muitas pessoas optam por demitir-se de seus empregos a fim de criar seus próprios negócios. De acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, a taxa de empresários estabelecidos teve um aumento de 1,2 pontos percentuais e passou de 8,7% da população adulta em 2020 para 9,9% em 2021.
Marco Vinholi, diretor superintendente do Sebrae-SP (filial paulista do Serviço Brasileiro para Pequenas e Médias Empresas), diz: “Este resultado reflete que parte dos empresários que abriram uma empresa nos últimos anos conseguiram sobreviver à pandemia, o que deve ser visto como um ponto positivo”.
Uma pesquisa recente mostra que a queda na taxa de empreendedorismo no Brasil devido à necessidade econômica levou a uma queda em sua posição sobre uma série histórica de empreendedorismo.
Os negócios devem ser iniciados por aqueles que estão interessados em administrá-los e têm um bom plano, diz o professor. Ele aconselha os estudantes a olhar para as áreas relacionadas à inovação.
O que observar antes de sair do emprego:
Aqui estão seis dicas a serem consideradas antes de se demitir de sua empresa:
- Considere as razões que o estão fazendo renunciar e se existem outras maneiras de atingir seus objetivos na empresa;
- Se você decidir deixar sua empresa, há alguns fatores que você deve considerar antes de tomar a decisão. Por exemplo, você está planejando deixar seu emprego imediatamente ou acha que valeria a pena procurar primeiro um novo cargo? Esta decisão dependerá de seus limites pessoais;
- Tome nota de seu fundo de emergência e das despesas para ver quanta margem de manobra financeira você tem até conseguir um novo emprego ou iniciar seu próprio negócio;
- Quando você não tem renda mensal fixa, você precisa ter cuidado com o destino de seu dinheiro. Você vai querer descobrir quais são suas prioridades e reduzir despesas desnecessárias;
- Lembre-se que ao deixar sua empresa, você não terá mais os benefícios dos planos de saúde e de pensão, o que aumentará suas despesas mensais;
- Para iniciar um negócio, você deve avaliar o negócio que pretende criar, a região e a concorrência. Faça um plano, procure ajuda de especialistas se necessário, e não se esqueça de planejar cuidadosamente. A maioria dos empreendimentos que não funcionam é devido à falta de planejamento.
Essas são nossas recomendações para caso pretenda sair do seu emprego, considere cada item e pense com calma, pois essa é uma decisão difícil e que deve ser tomada com consciência do que está fazendo.
Além disso, leia também:
Melhores Aplicativos para Assistir Futebol ao Vivo – Sem Custos!